Luso@2012-08-28
Submetido por grão-mestre em Sex, 28/09/2012 - 20:46O Luso é um café pertencente ao imaginário dos Portuenses. Antigamente local sombrio, povoado por uma mescla de actores, estudantes, músicos, trabalhadores e meliantes em perfeita comunhão, tinha por imagem de marca os seus finos que saiam sempre perfeitos.
Podemos dizer que, desses tempos, só se mantém o fino e as pernas de ferro das mesas. De cara completamente lavada, cheio de luz, esplanada simpática na praça Gomes Teixeira, o Luso é um local muito agradável para um almoço ligeiro ou para beber um fino.
Fomos simpaticamente atendidos por uma menina, 3 Francesinhas e... uma salada. Um dos Irmãos está com baixa médica, já entregou os atestados e tem a situação regularizada. No entanto, se a situação se mantiver por muito tempo, vamos ter que organizar uma junta médica por suspeita de potencial fraude.
Não foi demorado o regresso da menina, mãos carregadas com os pratos a fumegar. Muito agradável ao aspecto, mas já sabemos que comer só com os olhos nos traz frequentemente dissabores. Por isso só mesmo depois do primeiro corte para analisar os horizontes formados por camadas de ingredientes sobrepostas, seguida da primeira garfada é que pudemos constatar que não era apenas uma operação de charme! O conteúdo correspondia à forma, numa experiência muito agradável, complementada com a nossa gasolina preferida, extraodrinariamente bem tirada. Ingredientes de belíssima qualidade e um molho à altura, atendimento muito atencioso tornam esta casa num dos destinos a visitar, quando pelo centro do Porto nos dá aquela vontade de comer uma Francesinha.