Duvália@2012-03-23
Submetido por grão-mestre em Sex, 23/03/2012 - 15:56Em mais uma 6ª feira soalheira lá fomos nós, um pouco a correr e aproveitando a hora de almoço, testar como vão as coisas para o lado do Campo Alegre, fomos à Duvália. Com esta visita pensamos que o “cluster” do campo alegre está agora todo visitado e confirma-se como o mais forte candidato ao melhor km2 do Porto para se comer um Francesinha.
A Duvália é um daquelas confeitarias à antiga (isto no bom sentido) conhecida pelos excelentes salgados e doces, lá pode-se encontrar de tudo o que uma confeitaria deve ter e para quem quiser ainda dispõe de uma tabacaria.
Uma vez mais é um daqueles casos em que o nome sempre me despertou curiosidade mas nunca me dei ao trabalho de procurar uma explicação, pois chegou a hora…fui ao Google…digitei Duvália…eh voilà…significado de Duvália é……..Género de plantas cryptogâmicas da Alemanha….!!???? !! Bem, imagino que o raciocínio de quem escolheu este nome deva ter sido: “ora bem...se eu colocar aqui o nome de uma planta cryptogâmica isto tá feito, toda a gente nos vai visitar…ora agora, assim de repente…deixa pensar, deixa pensar…ah já sei vai se chamar Duvália - A cryptogâmica da Alemanha!”, mas um dos sócios disse “eh pá, fica só Duvália e não se fala mais nisso”….deve ter sido algo do género.
Mas vamos ao que interessa, chegamos, sentamos e trouxeram-nos a lista (tudo rápido e atencioso), sala praticamente cheia nas mesas e no balcão. Susto! A lista não tem Francesinha, não me digas que vamos comer o polvo do dia, pensei eu. Bastou perguntar e a resposta tranquilizou: ”Claro que temos, não está é aí na lista!”. Ah bom…têm mas não põe na lista…é lógico…quer dizer…??!!...deve ser uma ideia do criador do nome da criptogâmica…muito à frente.
Após uns minutos de espera lá veio a “nossa menina”, bom aspecto e não com muito molho. Começamos a degustação, logo nas primeiras garfadas se percebeu que a qualidade dos ingredientes e do pão era elevada. Aqui encontra-se a receita original, sem invenções e com carne assada (o que a mim particularmente me agrada quando é bem feita, e era o caso). O molho consistente mas não em demasia, bem temperado e com excelente sabor faltava-lhe um pouco de picante talvez, mas esse pormenor ficou resolvido com o reforço de molho que eficientemente nos foi trazido sem necessidade de pedir quando os pratos começavam a ficar desprovidos da cor alaranjada. É verdade, esta segunda “remessa” de molho trazia tudo o que a primeira tinha de bom e ainda um picante a valer que tornou a segunda parte desta Francesinha uma experiência ainda melhor. Acabamos satisfeitos e sem a sensação de enfartamento.
Para mim, já sabem, batatas são só batatas e estavam bem e a cerveja estava como mandam a regras. O preço final talvez seja um pouco elevado para uma refeição de Francesinha.
Para concluir, eu não tinha grande expectativa em relação à Duvália, além do mais tinha do passado a ideia que o atendimento por estes lados não era o mais feliz..Eu estava enganado.
Fomos simpática e eficazmente recebidos, a sala estava cheia, a Francesinha é uma digníssima representante da nossa iguaria (versão original) com um molho que me surpreendeu pela positiva. Acho que esta era uma das poucas Francesinhas que eu nunca tinha provado, fiz mal e agora só me resta prometer que vou voltar.