Convívio@2011-10-25
Submetido por grão-mestre em Ter, 01/11/2011 - 19:49Voltamos ao Porto, mais exactamente aquela zona em que existem mais de meia dúzia de locais onde se pode comer uma Francesinha digna, num raio de menos de 1 km. Desta vez fomos ao Convívio Restaurante Marisqueira ali na esquina da rua Gonçalo Sampaio com a rua Arq. Marques Silva.
O Convívio está ali há muitos anos, mantém a sua imagem clássica pelas diferentes salas e mantém um característico balcão que serpenteia uma boa parte do restaurante. Já foi tempo em que o Convívio estava bem cheio e com gente à espera de mesa. Não sei se é da crise, se por estar uma noite fria ou se por já não ser cedo, a verdade é que encontramos um espaço pouco preenchido. Fomos prontamente recebidos e acabamos por nos sentar numa sala onde apenas três mesas estavam ocupadas. Rapidamente chegou a lista que não contém invenções, ou seja tem uma Francesinha com bife e uma outra sem bife. Ora foi neste ponto que ocorreu a primeira conversa com o senhor que gentilmente nos serviu e que no mínimo foi curiosa:
Irmandade: Então explique-nos lá como é esta Francesinha, esta que diz só Francesinha? (a outra dizia Francesinha com Bife)
Resposta: Então….é Francesinha!!!
(OK…não tínhamos formulado a pergunta da melhor forma, então voltamos à carga)
IF: Mas que ingredientes tem?
R: Os do costume
(Agora isto já começava a ser difícil!)
IF: OK..muito bem, mas uma tem bife e a outra o que tem?
R: Ah…a outra não tem bife!
(Voilá, esta resposta era clara e concreta…quem imaginaria. Mas nós não desistimos…)
IF: Pois…mas o que tem dentro?
R: O costume
(OK…assim não íamos lá. Passamos às perguntas fechadas)
IF: Mas tem Carne Assada?
R: O quê?!?!? Carne assada…essa é a maior asneira que andam para aí a fazer. Essa gente que anda a pôr carne assada na Francesinha não sabe o que anda a fazer!
(…e assim ficamos!)
Perante isto lá pedimos as ditas cujas com bife e ninguém teve coragem de explicar ao nosso simpático amigo que a carne assada faz parte da receita original da Francesinha e que só posteriormente surgiram as versões com bife, mas siga para bingo!!!
Não demorou muito e aí estavam elas na mesa. Excelente aspecto, molho qb e…toca a provar!
Sabemos todos nós que uma Francesinha não é exactamente igual dois dias seguidos no mesmo local e que todos os chefes têm dias bons e dias maus (como todos nós), pois digo-vos uma coisa: escolher este dia para ir ao convívio foi simplesmente uma ideia……..Genial!!!
A Francesinha estava como deve ser. As carnes de grande qualidade e bem “arrumadas” pela ordem certa, o queijo para além de excelente estava derretido no ponto e na quantidade correcta, o pão estava como mandam as regras e por último o molho…o molho foi uma surpresa muito, mas muito agradável. Eu já conheço as francesinhas do convívio há muito tempo mas neste dia o molho superou todas as vezes anteriores. Estava picante, com a textura no ponto e sem sabores em excesso. Parabéns ao Chefe!
Ah…falta-me falar das batatas que para mim são “só” batatas, por isso nunca me encantam ou desagradam e mais uma vez foi o que aconteceu.
O serviço foi sempre rápido, atencioso e educado.
Concluindo, lá íamos nós para mais uma reunião a achar que não iria haver lugar para surpresas. Enganamo-nos! Se foi fruto da inspiração do dia ou se as coisas são sempre assim por aqueles lados só os nossos leitores poderão confirmar mas que valeu a pena ir lá nesta 3ª feira, ai valeu, valeu!!